Por que o HP Virtual Connect


A HP desenvolveu a tecnologia Virtual Connect com o objetivo de simplificar a configuração de rede para a equipe de TI utilizando um ambiente c-Class HP BladeSystem. Esta tecnologia virtualiza as conexões entre os servidores e a infraestrutura de rede LAN e SAN.

O Virtual Connect adiciona uma camada de abstração de hardware que elimina a conexão direta entre a LAN e SAN. Os administradores podem conectar fisicamente os uplinks de suas conexões de rede uma única vez e depois gerir os endereços de rede e caminhos de uplink através do software Virtual Connect Manager.

Os dispositivos HP Virtual Connect permitem a conexão entre os servidores Blades e redes externas, com opções de suporte a protocolos FibreChannel, iSCSI, FCoE (via NPIV), e Ethernet (a disponibilidade de opções dependem do modelo de dispositivo escolhido).

Sua principal vantagem, resultado da disponibilidade de endereços MAC e/ou WWN pré-configurados, é permitir a adição, remoção ou substituição de servidores Blade sem que seja necessária a alteração de configurações de rede (LAN e SAN), aumentando a produtividade da equipe de TI.


Recursos do HP Virtual Connect

Os módulos de Virtual Connect fornecem os seguintes recursos:

  • Reduz o número de cabos necessários para um chassis em comparação ao uso de módulos pass-thru.
  • Reduz o número de switches de borda que os administradores de LAN e SAN precisam gerenciar.
  • Permite o pré-provisionamento da rede onde os administradores dos servidores podem adicionar, substituir ou atualizar sem a necessidade de envolvimento imediato dos administradores de LAN ou SAN.
  • Habilita uma rede flat e menos hierárquica, o que reduz os custos de equipamentos e de administração, reduz a latência e melhora o desempenho.
  • Oferece conectividade direta de servidor para servidor dentro do chassis. Esta é uma maneira ideal para otimizar o fluxo leste/oeste de tráfego, que está se tornando mais prevalente na borda do servidor com o crescimento da virtualização de servidores, computação em nuvem e aplicações distribuídas.
  • Fornece conexão direta SAN e dual-hop Fibre Channel (FCoE), para estender os benefícios de custo para a rede SAN.


  • Não sabe qual o produto ideal para sua empresa?

    A AMR te ajuda!